quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Pré-História

Nos períodos pré históricos, o homem percebeu a necessidade de cobrir o corpo para protegê-lo tanto do frio quanto de atritos ou ferimentos e passou a utilizar também a pele da caça para cobrir o corpo. A princípio a pele era apenas usada sobre o corpo e com o passar do tempo e os problemas ergonômicos decorrentes desta maneira de vestir levaram-nos a desenvolver novas formas de lidar com a pele; Estudos apontam que desde a era paleolítica um instrumento feito de ossos já era utilizado como agulha. Além disso precisou-se desenvolver técnicas para melhorar a maleabilidade da pele que com o tempo tornava-se muito rígida e impossível de movimentar-se. A primeira técnica utilizada para amaciar o couro era a mastigação, uma tarefa destinada às mulheres e posteriormente desenvolveram uma maneira melhor baseada no mesmo princípio que consistia em umedecer a pele e depois sovar.
Não se sabe precisamente de que maneira, mas ainda nesse período foi descoberto que uma espécie de ácido poderia ser extraída de árvores como o salgueiro através da imersão de suas cascas em água.
Embora existisse certa demonstração de status em algumas culturas pré-históricas relacionada às roupas, a vestimenta não era nada mais que um artigo de utilidade e proteção e não poderia ser classificada como moda nem nessa era, nem nas civilizações seguintes como veremos nas próximas semanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário